fbpx

Como nasce o mau hálito

Na maioria das vezes, a causa da halitose está associada a questões da saúde oral, especialmente ligadas à higiene dos dentes, gengivas e língua.

Uma investigação inicial inclui o exame detalhado da boca, da língua e da parte dentária já que resíduos, placas bacterianas e bactérias podem ficar acumulados em várias regiões da boca.

Cáries mais extensas retém restos de alimentos com bactérias e, ao atingir a polpa do dente, criam odores desagradáveis.

Gengivite e periodontite são causas de halitose e devem receber tratamento.

Por fim, é recomendado também avaliar a quantidade de odor de enxofre contida no hálito utilizando um aparelho específico para esse fim.

Quando a causa está na boca, a higiene oral completa se mostra altamente eficiente, especialmente com a escovação de dentes associada ao uso de fio dental e escovas interdentais, assim como o uso da escova e gel da TUNG para limpeza da língua.

Quando a origem da halitose não está na boca

A grande maioria dos casos de halitose tem origem na própria boca, mas a causa também pode estar relacionada às vias aéreas superiores e doenças metabólicas ou sistêmicas, como deficiências renais ou hepáticas, diabetes mellitus, entre outras. Por isso, quando o dentista não identificar na boca a origem do problema é importante encaminhar o paciente para um clínico geral que, após o diagnóstico, irá recomendar um especialista para o tratamento necessário.

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: