fbpx

Sabia que o homem das cavernas já sofria de cáries e mau hálito?

Olhem só essa notícia que a gente leu no Terra. É sobre nossos antepassados que já sofriam de dor de dente e mau hálito há 15.000 anos, muito antes do advento da agricultura e da produção de alimentos, que até agora eram vinculados ao aparecimento de cáries.

Os caçadores-coletores que viviam nas Cavernas de Taforalt, na região marroquina de Oujda, entre 13.700 e 15.000 anos atrás, sofriam importantes problemas de higiene bucal, destacou o estudo publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS) dos Estados Unidos, indicando que 51% dos dentes dos adultos encontrados tinham cáries.

Este percentual é muito maior à taxa de cáries observada geralmente nos dentes dos caçadores-coletores, que oscilou de 0% a 14%, e está muito mais próximo do nível registrado nos agricultores pré-históricos, destacou o estudo.

Outros indícios encontrados no local sugerem que estes humanos pré-históricos coletavam sistematicamente bolotas – um tipo de noz -, pinhões e frutas secas ricas em hidratos de carbono fermentáveis, explicaram os cientistas, entre os quais estão Louise Humphrey, do Museu de História Natural de Londres, principal autora deste trabalho.

Provavelmente as bactérias consumiam os carboidratos que permaneciam nos dentes destes humanos pré-históricos, deteriorando-os.

“A maioria dos ocupantes desta caverna tinha cáries e abscessos dentários e deve ter sofrido de dor de dente e mau hálito”, destacou em um comunicado Isabelle DeGroote, professora de antropologia na Universidade John Moores de Liverpool, que participou deste estudo.

(…)

Segundo os paleontólogos, esta descoberta põe em xeque a hipótese sustentada até agora de que as cáries provavelmente começaram com a agricultura, há 11.000 anos.

Nas sociedades modernas a má higiene bucal está vinculada a diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, e poderia ter sido a causa da alta mortalidade nas populações de caçadores-coletores pré-históricos, afirmaram os autores deste trabalho.

É, no tempo das cavernas a vida não era fácil, não.

Não havia dentistas, escovas de dentes, fio dental, escovas interdentais, nem TUNG Brush & Gel para limpar a língua.

Ainda bem que o mundo evoluiu, né? =)

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: