fbpx

O impacto do cigarro na saúde oral.

Todos ouvimos falar o tempo todo sobre como o fumo pode ser perigoso para o coração e os pulmões. Ouvimos as estatísticas sobre o efeito direto do tabagismo no aumento do risco de doenças cardiovasculares e câncer de pulmão, atrofias bronquiais, câncer de garganta e similares.

Mas e o efeito do fumo na boca?

Bem, quando você fuma, a inalação não passa diretamente para a garganta e além dela. Fumar tem impacto direto na sua saúde bucal também.

Não importa quantas vezes você escova os dentes ou limpa a língua com os produtos TUNG Brush and Gel. Basta fumar para colocar a sua saúde bucal em sério risco.

Doença da gengiva.

O tabagismo é um dos principais fatores no desenvolvimento da gengivite / doença periodontal, devido ao seu efeito deletério sobre as estruturas ósseas e tecido gengival. Fumar interfere no desenvolvimento normal dos tecidos e no fluxo sanguíneo, aumentando o desenvolvimento de infecções e diminuindo a capacidade de cicatrização e reparação.

Descoloração dos dentes.

O tabaco causa amarelamento e descoloração geral dos dentes. Para ter uma noção, faça um teste: fume através de um lenço de papel branco e veja a cor que ele fica.

Inflamação das Glândulas Salivares.

A boca contém muitas glândulas importantes que aumentam o fluxo salivar. A saliva mantem a boca úmida e contribui para eliminar as bactérias que se acumulam na cavidade oral. O fumo pode inflamar essas glândulas e prejudicar sua função.

Aumento da formação de placa bacteriana e cálculo (tártaro).

A placa bacteriana e o cálculo dental são a principal causa de cáries e mau hálito!

Perda óssea.

Assim como as gengivas são afetadas negativamente pelo fumo, os ossos que sustentam os dentes também correm o mesmo risco. Isso significa que, se você precisar de implantes dentários, a taxa de sucesso é diminuída com a falta de estrutura óssea necessária.

Aumento do risco de câncer bucal.

Como falamos acima, é comprovado que os fumantes correm um risco significativamente maior de desenvolver câncer de boca e garganta em relação aos não fumantes.

Mau hálito.

Isso é óbvio. Imagine cheirar ou beijar um cinzeiro… é mais ou menos assim.

Mas espere … tem mais!

Não queremos que você pense que tudo isso se aplica apenas aos cigarros. O tabaco de mascar, o tabaco sem fumaça, os cachimbos e os charutos aumentam as chances de você desenvolver sérios problemas de saúde bucal.

Então, avalie os riscos e faça sua escolha de maneira racional, pensando no seu futuro e nas consequências do fumo na sua saúde de maneira geral

Artigo adaptado do original em tungbrush.com 

 

 

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: