fbpx

O papel das mães na saúde oral.

As mães tem importância fundamental na saúde oral dos bebês. São elas que geralmente introduzem os primeiros cuidados e os hábitos que vão determinar a saúde oral dos filhos muito antes dos primeiros dentinhos nascerem.

No começo da vida, procedimentos simples fazem toda diferença, como por exemplo passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua, para remover os resíduos do leite após cada mamada.

#smileNo sexto mês, quando costumam aparecer os primeiros dentes, recomenda-se fazer movimentos suaves com uma dedeira nas gengivas. Outra ótima opção é oferecer o mordedor CURAbaby, pois ele tem ‘cerdas’ de borracha na extremidade que possibilitam uma espécie de treino para a escovação, que deve ser feita a partir da erupção dos primeiros dentinhos de leite (dentes decíduos) com uma escova dental macia e uma quantidade mínima de pasta (tamanho de um grão de arroz).

Os cuidados com os dentes de leite são muito importante porque eles que guiam o nascimento saudável dos permanentes.

A boa higiene oral ainda previne um mal conhecido como “cárie de mamadeira”, que é causada pela falta de limpeza após as mamadas ( do peito ou da mamadeira). É um tipo de cárie que pode atacar todos os dentes da criança em curto tempo, trazendo consequências como mau hálito e dificuldade na mastigação e na fala.

É importante que os adultos não coloquem na boca os objetos do bebê, como brinquedos, colheres, mamadeiras, copos ou chupetas. Já que as mesmas bactérias que afetam os dentes dos adultos afetam os das crianças.

Por mais que alguns cuidados sejam óbvios, é sempre bom seguir as orientações do pediatra e, ao completar um ano de vida, levar o bebê ao odontopediatra para avaliação e aconselhamento.

 

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: