fbpx

Cuidados especiais com a saúde oral no inverno.

TUNG blog

Inverno é tempo de curtir a neblina nas montanhas, acender a lareira, tomar bebidas quentinhas, ver filmes debaixo das cobertas e se divertir com o frio. Mas, claro, nessa estação alguns hábitos, assim como algumas doenças comuns com a mudança de temperatura, podem prejudicar os dentes. Confira alguns cuidados necessário para que seu sorriso não seja prejudicado na estação mais gelada do ano.

Sensibilidade nos dentes.

Comidas quentes no inverno muitas vezes estão associadas à sensibilidade dos dentes que, com o desgaste natural do tempo, se tornam vulneráveis a mudanças bruscas de temperatura. No entanto, é importante consultar seu dentista se a sensibilidade persistir, já que ela pode estar ligada a outras causas também.

Aumento de cáries com o consumo de doces.

No inverno é normal bater aquela fome de leão, assim como a tentação de devorar um docinho aqui e beber um chocolate quente ali. Apesar de ajudarem a aquecer o corpo no frio, essas delícias também são carregadas de açúcares que provocam cáries. Nossa dica é não abusar e manter a escovação regular, sempre após cada refeição. E, obviamente, sem esquecer de limpar a língua com a escova e o gel da TUNG.

Sinusite e os incômodos bucais.

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região que fica ao redor do nariz. Esse edema é comum no inverno e pode pressionar os dentes molares e pré-molares, causando uma dor que muitas vezes é confundida com um problema dental. Se você sofre de sinusite, mantenha os cuidados habituais para que uma crise não estrague seu inverno.

Boca seca.

Respirar de boca aberta por causa de problemas respiratórios é uma das causas do ressecamento da boca. Para evitar esse problema e suas consequências negativas, como dores de garganta, não esqueça de beber muita água diariamente.

Dores de dente no comecinho do inverno.

Os nossos dentes estão acostumados a uma temperatura amena. Por isso, quando a temperatura varia mais de 10º a dor pode aparecer. Nesse caso, não tem jeito. A dica é permanecer aquecido e, na medida do possível, proteger o rosto do vento.

Não tem desculpa para descuidar da higiene oral.

Como a boca é importante via de contato e contágio, é bom lembrar da importância da higiene oral também como fator de proteção do organismo. Simplesmente porque ao eliminar a placa bacteriana nosso “sistema de defesa” fica mais forte para combater as doenças típicas do inverno, como gripes, viroses, entre outras. Por isso, é tão importante escovar os dentes, passar fio dental, usar escovas interdentais nos locais de difícil acesso e escovar a língua com a escova e o gel da TUNG. Uma dica que, por sinal, vale para qualquer estação.

 

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: