fbpx

Nunca é tarde para aprender a cantar.

Sinta os benefícios da musicoterapia no corpo e na mente.

4

Ao longo dos anos, diversos estudos científicos comprovaram que cantar traz inúmeros benefícios para a saúde física. Na Alemanha, um estudo constatou em 2004 que cantar em grupo afeta positivamente a produção de cortisol, um hormônio que está diretamente ligado ao controle do stress, presença de açúcar no sangue e imunidade.

Mais tarde, em 2012, pesquisadores da Universidade de Oxford concluíram que o canto também proporciona a produção de endorfina, responsável pela sensação de prazer e imunidade a dor.

Em ambos estudos, os cientistas verificaram que o ato de cantar afetou diretamente os níveis de ansiedade dos participantes. Além disso, foi constatado que a musicoterapia ajuda o indivíduo a expressar sentimentos, a diminuir a timidez, aumentar a autoestima, corrigir a postura e respirar corretamente.

Então, todo mundo pode virar um artista?

Pra cantar bem, é preciso ter uma voz afinada. E isso vem apenas com treino. Mas, ter uma voz como Nina Simone ou Ed Sheeran, já é outra coisa. Cada pessoa tem timbre próprio, que funciona como nossa impressão digital ou personalidade vocal. O timbre é determinado por vários fatores, como a dimensão das pregas, fibras elásticas localizadas na laringe. Por exemplo, pregas vocais longas podem indicar vozes graves. Já as curtas indicam vozes agudas. Por isso, nem todo mundo é soprano ou tenor.

Nenhuma voz é igual por causa da anatomia da laringe: como as cavidades e tubos do órgão variam em cada um, a voz também é diferente.

O importante é que, com treinamento certo, você pode despertar um talento musical e, no mínimo, cantar como hobby.

Ouça. Aprimore seu ouvido.

Afinar a voz é um processo lento e que exige treino. Você precisa ouvir, identificar e diferenciar cada nota para emiti-la na frequência certa. Desenvolver a musicalidade é saber diferenciar notas musicais e ter noção de ritmo.

Respire.

Com exercícios de respiração, você vai controlar melhor a saída de ar e a manter uma nota por mais tempo. Ao conquistar o controle respiratório e usar o ar corretamente, você não vai mais desafinar, nem perder o fôlego.

Treine muito.

Aprender a cantar é um trabalho de fortalecimento e resistência para os 22 músculos que regem a laringe.

Cantar é como cuidar da higiene oral: você precisa praticar diariamente!!

Só que, ao contrário das escovas dentais e dos produtos da TUNG, aulas de canto nem sempre estão disponíveis para muitas pessoas.

Por isso, se você não puder ter aulas de canto, considere praticar sozinho ou usar um programa de treinamento vocal.

Neste site da WikiHow, tem dicas muito boas para você começar a praticar desde já.

Divirta-se!

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: