fbpx

A Ciência da vida: descobrindo a Ayurveda.

A pronúncia pode soar estranha para os ocidentais, mas afinal o que é “Ayurveda”?

Desenvolvida há 5.000 anos na Índia, a medicina ayurvédica (Ayurveda) é um sistema de cura holística baseado nas crenças de que o equilíbrio da mente, corpo e espírito contribuem para a saúde e o bem-estar geral. Seu objetivo é a promoção da boa saúde geral. A palavra em si é baseada em seu princípio: Ayur = vida, Veda = ciência ou conhecimento.

TUNG blog
Basicamente, na Ayurveda, existem três tipos de energia conhecidos como doshas.

Elas abrangem os cinco elementos / forças da vida encontrados no universo que são encontrados no fogo, terra, espaço, água e ar. Quando há um desequilíbrio em qualquer um dos doshas, ​​não estamos vivendo nossas vidas em todo o seu potencial de bem-estar e precisamos voltar ao equilíbrio através de dieta, acuidade mental e exercício físico, a fim de recuperar nossa saúde ideal. Os doshas estão ligados a aspectos distintos de nossas funções corporais e, portanto, nossos hábitos podem interromper sua manutenção e causar problemas específicos.

Os exemplos abaixo são apenas um resumo desse processo de pensamento extremamente complexo:

3 tipos de energia no Ayurveda.

Vata dosha

O espaço e o ar são combinados em Vata, por isso é considerado por muitos como o dosha mais importante, uma vez que controla o fluxo sanguíneo, a respiração, os padrões cardíacos e a eliminação de resíduos através do sistema digestivo.

Rompimento: medo, tristeza, ficar acordado até tarde, comer muito perto da hora de dormir.

Problemas potenciais: ansiedade, doença cardíaca, asma.

Pitta dosha

O fogo e a água são combinados em Pitta, a força que regula a forma como digerimos a comida, o metabolismo e o desenvolvimento de hormônios.

Rompimento: comer alimentos azedos ou picantes, ficar tempo demais no sol.

Problemas potenciais: doença de Crohn, azia, doença cardíaca.

Kapha dosha

A água é novamente parte deste dosha, mas desta vez combinada com a terra para controlar o peso, a força do corpo, o crescimento muscular e o sistema imunológico global.

Rompimento: comer muitos doces ou alimentos com excesso de sal ou água; dormir durante o dia.

Problemas potenciais: obesidade ou diabetes.

Então, o que isso tudo significa para nós?

Nós, da TUNG Brush and Gel, estamos sempre em busca de maneiras de apresentar um estilo de vida mais saudável. Ao entender os fundamentos dessa filosofia milenar e que sobreviveu a tantas gerações, esperamos que você compreenda como o seu bem-estar é uma questão de equilíbrio.

Meditação, exercícios e uma dieta saudável são elementos críticos do Ayurveda e das práticas mais holísticas.

Para os estilos de vida agitados e estressantes de hoje em dia, é altamente interessante procurar conhecimentos antigos, assim como adotar uma forma de vida mais saudável.

Afinal, é tudo sobre equilíbrio: o trabalho, a casa, a  ingestão de alimentos, os exercícios, a respiração entrando e saindo! 😊

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: