fbpx

Afinal, você é um superprovador?

Já parou para pensar por que algumas pessoas conseguem lidar bem com alimentos super condimentados enquanto outros consomem galões de água quando colocam pimenta no prato? (Dica: leite funciona melhor!)

Bem, embora às vezes seja uma questão de pura preferência, outras vezes é uma questão de como as coisas se comportam com base na biologia.

Tudo começa quando os compostos de sabor dos alimentos se dissolvem na saliva e entram em contato com as células receptoras que se acumulam no interior das nossas papilas gustativas.

Com o estímulo das células nervosas, são enviados sinais para a parte de trás do cérebro, que processa as cinco principais sensações gustativas: doce, salgado, azedo, amargo e umami.

Algumas pessoas realmente experimentam gostos mais fortes do que outras.

Então, onde você está no espectro de sabor?

Existe um teste que você pode fazer para saber se você é um dos 25% da população que podem ser chamados de “superprovadores” ou, em inglês, os “supertasters”.

(Disclaimer – por favor, não faça este teste se você tem alguma alergia a qualquer corante alimentar!)

Descubra agora.

Como você sabe, todo mundo tem pequenas protuberâncias em suas línguas chamadas papilas fungiformes que contêm as papilas gustativas. Superprovadores têm muito mais papilas fungiformes, o que significa que elas reagem mais ativamente ao sabor das sensações.

Mas como você descobre quantas papilas tem?

Aqui está o que você precisa: cotonete (s) ou bola (s) de algodão, corante alimentício azul, um espelho, um par de pinças, reforço auto adesivo (pequenos círculos, usados para reforçar os orifícios do papel perfurado – você compra em papelaria), uma lanterna ou lupa.

  1. Cubra um cotonete com tinta corante azul.
  2. Coloque sua língua para fora. Diante de um espelho, cubra o terço frontal de sua língua com o corante.
  3. Com a ajuda da pinça, cole um círculo adesivo na área “azul” da sua língua. Se eles forem muito fininhos, cole um sobre o outro entes de colar na língua.
  4. Você vai ver que o corante azul manchou a língua, mas não as áreas que contêm as papilas gustativas!
  5. Faça a contagem do número de papilas que puder ver dentro do círculo usando uma lanterna ou uma lupa.

Não deu certo?

Tire uma selfie de língua e amplie.

Mais de 30 papilas = superprovador

Entre 15 e 35 papilas = um provador médio, como metade da população.

Menos de 15 papilas = o paladar não é seu ponto forte

Então, o que tudo isso significa?

O calor de uma pimenta pode parecer 3 vezes mais forte para um superprovador do que para quem não é.

Os superprovadores podem ser mais sensíveis à riqueza de gorduras e, muitas vezes, conseguem notar pequenas diferenças no teor de gordura dos alimentos cremosos.

As bolhas de dióxido de carbono nas bebidas com gás podem parecer mais intensas do que o normal.

Os superprovadores tendem a preferir alimentos mais salgados, possivelmente para bloquear outros sabores desagradáveis ​​e amargos.

Então, já descobriu se você é um superprovador?

Lembramos que, independentemente de ser ou não um superprovador, uma coisa é certa: tudo o que você saborear será mais saboroso se você manter a língua limpa, usando a escova e o gel da TUNG Brush como parte de sua rotina diária de higiene bucal!

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: