fbpx

Meditação para iniciantes. Respire fundo e comece uma transformação.

Exercitar o corpo é um ótimo caminho para um estilo de vida saudável. Mas que tal exercitar a mente também?

Usamos a mente todos os dias, seja para pagar contas, trabalhar, cuidar dos pais ou apenas conversar com um amigo, mas isso não é o mesmo que usá-la por meio da meditação.

Um uso é ativo, o outro é deliberado.

Um uso pode ser estressante, o outro um alívio para o estresse.

Um pode ser estúpido ou automático, o outro consciente.

Uma coisa é comum a todos os aspectos da meditação: a respiração. Enquanto todos nós tomamos a respiração como certa – afinal, é o nosso meio para a existência -, focar em uma técnica de respiração deliberada é a primeira coisa que precisamos fazer nos diferentes tipos de meditação.

Quantos tipos de meditação existem?

Existem diferentes tipos de meditação. Mas as duas formas básicas são: a meditação de concentração e o mindfulness.

A meditação de concentração é – como o nome diz – quando você se concentra em um único ponto, como uma chama de vela, ouvindo um som repetitivo ou contando contas. Você se fixa em um único objeto e gradualmente deixa de lado os pensamentos que surgem na sua mente vagando pelo ponto.

Já o mindfulness permite que você observe seus pensamentos diferentes enquanto se senta e respira em silêncio. A ideia é deixar seus pensamentos irem e virem, observar seus padrões e desenvolver o equilíbrio interior.

Então, como eu começo?

Uma coisa que você pode fazer é buscar algum vídeo de meditação na internet. Ou ainda baixar algum app que traz instruções passo a passo, como o HeadSpace, que tem uma execução primorosa, com versões paga e gratuita. (link http://www.headspace.com)

De qualquer maneira, listamos aqui alguns princípios básicos.

  • Sente-se ou deite-se confortavelmente (existem até cadeiras e almofadas feitas para meditação).
  • Feche os olhos (você pode até colocar uma máscara de gel nos olhos para relaxar ainda mais).
  • Respire naturalmente – não se concentre em um padrão de respiração.
  • Agora concentre-se em sua respiração – observe como seu corpo se move a cada respiração, mas não controle o corpo nem a respiração … apenas experimente.

Tente esta meditação inicial por apenas dois ou três minutos para começar, depois aumente o tempo à medida que ela se torne mais natural para você.

Se gostar, busque se informar e ler mais sobre o assunto. A meditação consegue acalmar e limpar a mente, trazendo benefícios que vão se refletir em todos os aspectos da sua vida.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: