fbpx

Cuidados com a língua.

Inúmeros problemas podem afetar sua língua, como feridas, inchaço, dor, mudanças no paladar, mudanças na cor, mudanças na textura, entre outros.

Geralmente, esses problemas não são sérios. No entanto, às vezes, os sintomas podem ocorrer devido a uma condição subjacente que requer tratamento médico.

Você pode evitar muitos problemas na língua praticando uma boa higiene bucal que inclui a limpeza da língua com produtos específicos como TUNG Brush & Gel. Agora, se você já estiver com problemas na língua, alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas.

Alguns sintomas.

Alguns dos sintomas relacionados à língua podem incluir:

  • inchaço da língua
  • uma mudança da cor normal da sua língua, com surgimento de manchas brancas, rosa brilhante, preto ou marrom
  • dificuldade em mover a língua
  • dor em toda a extensão da língua ou apenas em certos pontos
  • uma sensação de queimação ou por toda a língua ou apenas em certos pontos
  • uma aparência peluda
  • perda parcial ou completa do paladar ou alterações na capacidade de saborear sabores azedos, salgados, amargos ou doces

Algumas causas.

Os sintomas específicos ajudarão o médico a identificar a origem do problema na língua. Veja algumas possíveis causas, mas lembre-se que nada substitui uma opinião especializada.

Sensação de queimação.

Essa sensação de queimação pode ocorrer em mulheres pós-menopausa. Também pode ocorrer devido à exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro.

Mudança de cor.

A cor rosa brilhante na língua é frequentemente associada à uma deficiência de ferro, ácido fólico ou vitamina B-12. Uma reação alérgica ao glúten também pode causar isso. Uma língua branca é geralmente resultado de fumo, álcool ou má higiene bucal.

Mudança na textura.

Se a sua língua parece peluda, é bem provável que a causa esteja ligada a um ciclo de antibióticos. Radiação na cabeça ou pescoço também pode levar a esse sintoma. Outra causa possível é consumir substâncias irritantes como café, cigarro ou enxaguatório bucal.

Dor na língua.

A dor na língua geralmente ocorre devido a uma lesão ou infecção. Se morder sua língua, você poderá desenvolver uma ferida muito dolorosa. Uma pequena infecção na língua não é incomum e pode causar dor e irritação. As papilas inflamadas, ou papilas gustativas, são pequenas protuberâncias dolorosas que aparecem após uma lesão causada por uma mordida ou irritação por alimentos quentes.

Uma afta é outra causa comum de dor na parte superior ou inferior da língua. É uma ferida pequena, branca ou amarela que pode ocorrer sem motivo aparente. Algumas causas possíveis são lesões na boca, ingredientes abrasivos em cremes dentais ou enxaguatórios bucais, alergias alimentares ou deficiências nutricionais. Em muitos casos, a causa de uma afta é desconhecida. Essas feridas geralmente desaparecem sem nenhum tratamento.

Fique alerta! Qualquer ferida na boca que não desaparecer em um período de 7 a 14 dias, consulte imediatamente um médico ou cirurgião-dentista.

Outras razões menos comuns para dor na língua incluem câncer, anemia, herpes oral, dentaduras ou aparelhos nos dentes.

Neuralgia também pode ser uma fonte de dor na língua. Essa é uma dor muito grave que ocorre ao longo de um nervo danificado. Pode não ter razão aparente ou acontecer devido a envelhecimento, esclerose múltipla, diabetes, tumores e infecções.

Inchaço.

Uma língua inchada pode ser um sintoma de uma doença ou condição médica, como Síndrome de Down, câncer de língua, Síndrome de Beckwith-Wiedemann, tireóide hiperativa, leucemia, garganta inflamada ou anemia. Quando a língua incha muito de repente, a razão provável é uma reação alérgica. Isso pode resultar em dificuldade para respirar. Dificuldade em respirar devido ao inchaço da língua é uma emergência médica. Se isso ocorrer, você deve procurar ajuda médica imediatamente.

Como os problemas de língua são diagnosticados?

Ninguém melhor do que um médico para diagnóstico e tratamento se o problema da sua língua for grave, inexplicável ou persistir por vários dias, sem sinais de melhora.

Você também deve consultar o seu médico quando surgirem feridas maiores do que você já teve, feridas recorrentes ou frequentes, dor recorrente ou frequente, um problema persistente com duração superior a duas semanas, dor na língua que não melhora com medicamentos de venda livre (OTC) ou medidas de autocuidado, problemas de língua com febre alta, extrema dificuldade em comer ou beber.

Durante a consulta, seu médico examinará completamente sua língua e fará várias perguntas. Entre elas:

  1. há quanto tempo você percebeu os sintomas
  2. se a sua capacidade de saborear mudou
  3. que tipo de dor você sente
  4. se é difícil mover sua língua
  5. se você tem algum outro problema em sua boca

Se o seu médico não conseguir fazer um diagnóstico com base no exame no consultório e nas respostas às suas perguntas, ele poderá solicitar alguns exames laboratoriais.

Diante diante da confirmação de um diagnóstico, seu médico irá recomendar tratamentos para o problema específico.

Cuidados simples para evitar e tratar problemas na língua.

Você pode prevenir ou aliviar alguns problemas na língua praticando uma boa higiene dental.

Tenha o hábito de escovar os dentes, usar regularmente fio dental, usar escovas interdentais nos espaços mais difíceis e fazer a limpeza da língua com a escova e o gel da TUNG.

Consulte periodicamente seu dentista para exames de rotina e limpezas.

Se você tiver uma afta ou uma ferida devido a uma lesão na boca, evite alimentos condimentados.Tente apenas beber bebidas frias e comer somente alimentos leves e macios até que a ferida tenha cicatrizado. Visite o seu médico ou dentista se não melhorar nas próximas duas ou três semanas.

Fontes:

www.healthline.com e www.tungbrush.com

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: