fbpx

Alguns fatos sobre o Dia Mundial da Diabetes.

Milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e os números não param de crescer. No Brasil são mais de 16 milhões de pessoas. Só na última década, o aumento foi de mais de 60%.

O Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de novembro, existe por causa de todas essas pessoas e tem como objetivo chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da doença.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico que, juntamente com Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

Existem dois tipos de diabetes e é importante saber a diferença, seja para prevenir, diagnosticar ou tratar.

Qual a diferença entre Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2?

A tipo 1 é uma doença autoimune. Surge geralmente na infância e adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. O tratamento é com reposição de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.

Já a tipo 2 é quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue. Esse tipo é principalmente causado pela obesidade. É mais comum em adultos, mas crianças também pode apresentar a doença. Conforme a gravidade, pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. Em alguns casos, é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos.

Então, tomar medicação é suficiente para combater o tipo 2?

A resposta é um ressonante NÃO! A medicação sozinha pode ajudar a regular a insulina, mas levar um estilo de vida saudável é de vital importância.

Como o diabetes no adulto geralmente está associado à obesidade, manter seu peso em níveis adequados é extremamente importante – isso significa acompanhar uma rotina de exercícios e observar o que você come. Reduzir o consumo de carboidratos e açúcares, reduzir o uso de alimentos processados ​​e aumentar as refeições que incluem vegetais e frutas com baixo teor de açúcar são as melhores maneiras de controlar seu diabetes.

Não se esqueça, os efeitos do diabetes não tratado são de longo alcance e podem incluir doenças cardíacas, problemas respiratórios, distúrbios circulatórios, problemas de visão, doenças gengivais e mau hálito. Portanto, não se esqueça de que além de monitorar sua saúde geral, seja particularmente cuidadoso com a higiene bucal, escove diariamente e mantenha a língua limpa com TUNG Brush & Gel.

Como “celebrar” o Dia Mundial do Diabetes?

É importante continuar a aumentar a conscientização sobre a doença e seu impacto. O dia 14 de novembro é uma data onde acontecem muitos eventos comunitários que buscam angariar fundos, seja para educar a população, seja para pesquisas em busca de cura ou melhor controle da doença.

E, caso você tenha sido diagnosticado como diabético, a maneira melhor de celebrar essa data sempre será levando um estilo de vida saudável e observando o impacto positivo que isso tem em sua vida.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: