fbpx

Por que aprender uma nova língua depois dos 40, 50, 60?

Já houve um tempo que chegar na casa dos 40 anos significava se aposentar do trabalho e, muitas vezes, de alguns sonhos. A vida estava feita, filhos crescidos e só restava viver dentro de um universo estabelecido.

Mas alguma coisa mudou, e mudou muito, nas últimas décadas.

Não apenas a expectativa de tempo de vida do ser humano aumentou, diante de novas tecnologias e recursos médicos, mas também o acesso à informação, permitindo que as pessoas se renovem mentalmente e pensem diferente.

Antes, por exemplo, apenas jovens saiam de seu país para estudar uma nova língua. Intercâmbios eram comuns apenas entre adolescentes e recém-formados na faculdade.

Quem tem mais de 40 vai lembrar disso.

No entanto, isso também não é mais assim. Agora, pessoas maduras também vão estudar fora para aprender um novo idioma em intercâmbios criados especialmente para elas, em diversos países. Elas também frequentam cursos de idiomas e se aventuram em línguas que jamais pensaram em aprender.

Motivos para aprender não faltam.

Uma coisa é certa: não existem limites para o aprendizado na vida. Estudar um ou mais idiomas novos é uma maneira de estimular o cérebro, especialmente em relação à memória.

Estudar nos mantém ativos, espertos e conectados com as outras gerações. Conhecendo outros idiomas, existem muito mais chances de se comunicar e conversar com pessoas interessantes além daquelas com quem convivemos habitualmente. Isso é algo extremamente importante para nos mantermos com a cabeça jovem sempre.

Além de falar um novo idioma, é muito bom poder ler livros na língua original de alguns escritores, apreciando a leitura da forma como foi realmente escrita, com nuances de estilo e ritmo que nenhuma tradução alcança.

Para quem se dispõe a fazer intercâmbio em outro país, aprender uma nova língua é também renovar a vida de uma maneira intensa, com imersão em novas vivências e culturas diferentes. Já pensou passar uma temporada na Itália? Além de aprender italiano, dá para voltar com muitas receitas boas de comidas e imagine quantas histórias para contar.

Existem muitas empresas especializadas em intercâmbio para pessoas com mais de 40, 50, 60 anos. É só fazer uma busca na internet e você vai encontrar diversas opções. Mesmo assim, é importante que você faça uma pesquisa, busque informações sobre a confiabilidade da operadora e planeje tudo com máxima antecedência. Converse com amigos ou conhecidos que tenham experiência no assunto. Eles poderão fornecer dicas preciosas.

Estudar um novo idioma pode ser incorporado na rotina da mesma forma que escovamos os dentes e limpamos a língua. Todos os dias, podemos aprender palavras novas e usá-las em novos contextos.

Pode ser inglês, alemão, russo, chinês, qualquer idioma. O importante é estudar com leveza, sem estresse, sem medo de errar.

Enjoy! Disfrute! Aproveite!

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: