fbpx

Thanksgiving e o poder da gratidão.

Semana passada foi celebrado o Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day. Um feriado que acontece nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, como forma de gratidão a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

É quando as famílias se encontram em volta da mesa para responder à pergunta: “pelo que você é grato?” Para alguns é uma questão trivial, enquanto para outros é motivo de uma reflexão profunda e até transformadora.

Por que celebrar o Dia de Ação de Graças?

Assim como existe a rotina de tomar banho, escovar os dentes, limpar a língua com a escova TUNG Gel e cuidar da alimentação, por que não cultivar o hábito de agradecer uma vez ao ano (no mínimo) pelas coisas boas da vida?

O sentimento de gratidão é saudável e universal, por isso ninguém não precisa ser americano ou canadense para celebrar a data

Por que a gratidão é saudável?

Concentrar-se nas coisas pelas quais você é grato pode ter um tremendo impacto positivo sobre sua saúde mental e física. Sabia disso?

É aquela história de escolher olhar o copo meio cheio, em vez de meio vazio. Ser grato pelas “pequenas coisas” que fazem parte do nosso dia-a-dia e, no final, são as mais importantes. Porque quem não consegue valorizar isso dificilmente terá satisfação com as grandes conquistas.

Gratidão tem a ver com conforto, com amor, com plenitude. É algo que está intimamente relacionado à alegria de estar vivo.

Existe “Thanksgiving” no Brasil?

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído pelo presidente Gaspar Dutra , através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações de Thanksgiving que viu em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro, assim como nos Estados Unidos. Em nosso país, essa data é lembrada por muitas famílias de origem americana e também membros de certas linhas da Igreja Protestante.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o Thanksgiving é geralmente comemorado com a família, em grandes reuniões e jantares. É também quando muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.

O prato principal do Dia de Ação de Graças costuma ser o peru – por isso também é chamado de “Dia do Peru” (Turkey Day).

Assim como o Black Friday e o Halloween foram incorporados no Brasil, é possível que o Thanksgiving um dia passe também a ser celebrado por pelos brasileiros, simplesmente pela vontade de celebrar a gratidão. E você? Já celebra essa data?

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: