fbpx

Como se preparar (mentalmente) para as festas de fim de ano.

As férias escolares chegaram e já estamos entrando no clima das festas de fim de ano. É um momento de alegria, mas também de estresse! Alguns se preocupam com as despesas extras que naturalmente vão acontecer. Quem vai viajar fica cansado só de pensar nas longas filas do aeroporto. Aqueles que tem gato estremecem ao imaginá-lo sozinho de madrugada diante da árvore de Natal. É essa também uma época cheia de melancolia e tristeza para quem perdeu algum ente querido.

Não importa o nível, o motivo e o tipo de ansiedade. O fato é que ela existe e a boa notícia é que pode ser evitada.

Esqueça os clichês da noite feliz.

Quando dezembro chega, não tem jeito: você é inundado com anúncios publicitários, músicas, decorações e convites para festas. Tudo é feito para lembrar que o ano está acabando e as celebrações de Natal e reveillon deverão ser absolutamente incríveis e mágicas como nos filmes.

Então, relaxe. Mesmo se você decidir não fazer nada, isso pode ser muito legal. Fuja das obrigações de uma noite feliz. Se quiser celebrar, que tal fazer algo simples e verdadeiro, mas do seu jeito? Não quer comprar roupas novas? Pense como pode ser divertido e cool começar o ano usando chinelos confortáveis e sua camiseta favorita.

Busque o conforto. Essa é uma emoção altamente positiva para superar a ansiedade.

Busque significado nas coisas.

Presentes: você não precisa gastar uma fortuna em presentes extravagantes. Nada vai estressar mais do que uma pilha de contas de cartão de crédito em janeiro. Pense em coisas simples e simbólicas. O valor de um presente não é definido pelo seu seu preço, mas seu valor e sentimentos que expressa.

Refeições: não pense que você tem que entreter todo mundo com refeições caras, champanhe ou porcelana fina. Um ambiente acolhedor, boa comida e uma ótima companhia: isso é tudo de bom. Não gosta de peru? Não tem problema, prepare uma ceia que inclua seu prato favorito e alimentos que tenham significado para você e sua família.

Divirta-se

E já que é época de férias das crianças, invente programas divertidos com elas. Façam uma maratona de filmes de Natal com muita pipoca! Criem juntos cartões de Natal para enviar aos amigos. Ensaiem canções para cantar na noite de Natal. Usem a imaginação. Oh, isso pode ser muito legal.

Lidando com a perda

Essa época do ano costuma ser especialmente difícil para quem perdeu um ente querido, especialmente pela primeira vez. Se este é seu caso, a coisa mais importante que você pode fazer é … aquilo que for certo para você. Não deixe ninguém dizer o que é melhor para você. E mesmo que existam pessoas que compreendem sua dor, certamente elas não entenderão como você quer lidar com esse sentimento.

Não se sinta forçado a fazer nada. E, se conseguir, tente encontrar alguma alegria nas memórias.

Fique de olho no gato.

Agora, quanto a manter o gato afastado da árvore, ainda não temos notícias sobre truques eficazes. Só sabemos que, ao montar uma árvore pequena, será mais fácil administrar a situação. Você poderá trancar a árvore no quarto enquanto estiver dormindo ou não estiver em casa =)

E, por falar em gatos, pense que eles são uma boa inspiração para curtir as festas de fim de ano sem estresse. Leve tudo na brincadeira e seja feliz.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: