fbpx

Que tal um chazinho?

Desde pequenos, fomos acostumados a ouvir nossas mães e avós sugerindo chazinhos para tratar isso ou aquilo. Por isso, além dos efeitos terapêuticos, os chás geralmente estão associados a lembranças afetivas gostosas.

O que nem todos sabem é que uma boa parte das infusões de plantas, flores, ervas e especiarias que bebemos não são chamadas de chá, mas somente as bebidas que vêm da planta “Camellia Sinensis”, de origem asiática. São elas os chás branco, verde, preto, Oolong (azul) e o Pu-erh, que diferem na forma de processamento e envelhecimento das folhas em relação às outras infusões (ou seja, os outros tipos de chás que não realmente “chás”).

Segundo o dicionário, infusão é o processo de imersão de alguma substância aromática na água quente ou fervendo. Cidreira, hibisco, camomila e muitos outros “chás” extremamente populares fazem parte dessa categoria.

O universo dos chás e infusões é imenso. São muitas combinações que podem resultar em bebidas com sabores únicos. As misturas harmônicas  de chás, frutas, especiarias e flores são chamadas de “blends”.

Os blends podem ser criados em casa por você mesmo, incluindo misturas de ervas secas (capim-limão, hortelã, sálvia, tomilho, erva-doce), cascas de frutas desidratadas (Laranja, limão, mexerica , manga, pêssego, maçã), especiarias (canela em pedaços, cravo-da-índia em botão, cardamomo em fava, baunilha em fava, anis-estrelado, grão de pimenta, gengibre seco) e chás.

Infusões terapêuticas

Selecionamos algumas infusões celebradas pelos efeitos benéficos para o nosso organismo. Confira.

Dente de leão (Taraxacum Officinale)

Melhora o processo de desintoxicação do organismo, estimulando as enzimas do fígado e aumentando a secreção de bile. Serve ainda como diurético e grande coadjuvante para a melhora da pele, já que as raízes do dente do leão promovem o aumento de fibroblastos, importantes células relacionadas à produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, o que retarda o processo de envelhecimento da pele e a flacidez.

Contraindicação: pacientes hipertensos, gestantes, lactantes, com doença renal e pedra na vesícula.

Hibiscus (Hibiscus Sabdariffa)

Possui ação diurética por estimular a produção de óxido nítrico, um potente vasodilatador. Também gera a dilatação dos demais vasos sanguíneos, resultando em uma melhora da hipertensão arterial (porém, os hipertensos devem consumir com moderação).

Contraindicação: gestantes, lactantes, mulheres que desejam engravidar (em excesso pode alterar o equilíbrio dos hormônios) e pacientes com enxaqueca.

Chá de gengibre (Zingiber officinale)

Em infusão, libera óleos essenciais que possuem ação antioxidante, bactericida, antifúngica, antisséptica e anti-inflamatória. É um excelente digestivo e atua na inibição de substâncias pró-inflamatórias,  estimulando a liberação de toxinas no organismo.

Contraindicação: pacientes hipertensos, com doenças cardíacas e de tireóide. Gestantes podem consumir com moderação e recomendação do médico (pode ser bom para enjoos).

Hortelã (Mentha spicata)

Possui grande ação antibactericida, principalmente, contra as bactérias causadoras de infecções intestinais e de candidíase. Suas propriedades anti-inflamatórias agem contra a bactéria responsável por grande parte dos casos de gastrites e úlcera gástrica.

Contraindicação: gestantes.

Camomila (Matricaria Chamomilla)

Utilizada para melhorar o trânsito intestinal, assim como para diarreias, cólicas intestinais e biliares, graças a sua concentração de flavonoides e derivados fenólicos. Também tem ação antibactericida, antifúngica e anti-inflamatória. Pode ser usada em gargarejo nos casos de infecções na boca, gengiva e garganta.

Contraindicação: gestantes.

Chá verde (Camellia Sinensis)

Ajuda no emagrecimento porque atua na inibição de citocinas inflamatórias e na produção de radicais livres, que são moléculas instáveis produzidas pelo organismo e, em excesso, promovem o envelhecimento celular. Além disso, potencializa a desintoxicação hepática, eliminando toxinas do organismo.

Contraindicação: pacientes hipertensos, gestantes e lactantes.

Há muitas outras infusões para diferentes tipos de benefícios. Mas lembre-se que nenhuma delas substitui a visita ao médico. É como na saúde oral: você pode escovar os dentes e limpar a língua por conta própria, mas quando existe uma questão de saúde, nada melhor do que consultar um profissional.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: