fbpx

Começou o Mês da Saúde Bucal das Crianças!

O Mês Nacional da Saúde Bucal das Crianças é uma iniciativa da Associação Dental Americana (ADA) que acontece todos os anos em fevereiro, desde 1941.

É um mês em que milhares de profissionais de odontologia, médicos e educadores se reúnem para divulgar os benefícios de cuidar da saúde oral desde a mais tenra infância, começando pela gravidez.

Afinal, são os hábitos saudáveis da gestante (incluindo alimentação equilibrada e exposição regular ao sol) que vão contribuir na formação da arcada dentária e no crescimento saudável do embrião.

Nos primeiros meses de vida, mesmo antes do dentinhos nascerem, recomenda-se limpar a boca e as gengivas do bebê com uma compressa ou gaze limpa e úmida embebida em água filtrada ou mineral. É um cuidado importante para remover os restos de alimento ou leite que se acumulam na mucosa. Outra opção que alguns Odontopediatras recomendam, seria a utlização de uma escova com cerdas megamacias que é normalmente indicada após cirurgias, como a Surgical da marca suíça CURAPROX por exemplo.

Após o nascimento do primeiro dentinho, a ADA recomenda que a primeira consulta odontológica aconteça num período de até 6 meses depois.

Mesmo sabendo que os dentinhos de leite vão cair (dentes decíduos),é preciso cuidar deles com carinho por um motivo simples: a cárie dentalpode atingir regiões mais profundas das raízes, prejudicando osdentes permanentes.

Desde pequenos, devemos ensinar aos filhos os cuidados com a higiene oral que incluem a limpeza dos dentes, gengivas e língua. O hábito de higiene oral é um dos melhores legados que podemos oferecer a nossos filhos.

Outro ponto importante é manter em dia as consultas odontológicas semestrais das crianças, com um dentista especializado em atendimento pediátrico.

Os cuidados com saúde oral na infância tem um impacto enorme na vida e no sorriso dos filhos.

Lembre-se disso todos os dias, não apenas em fevereiro =)

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: