fbpx

A perda dos dentes e a desnutrição.

Há muitos adultos mais velhos com a mesma queixa: “Eu não entendo. Escovo os dentes, limpo a língua todos os dias, uso fio dental, bebo muita água … mas perdi alguns dos dentes. Por quê? O que está acontecendo? Nem fumar eu fumo! Não entendo.”

Calma, fomos buscar uma explicação.

A boca é a entrada para o corpo. Tudo o que comemos ou bebemos entra pela boca e, quando a nutrição é insuficiente, os componentes orais são muitas vezes a chave para o diagnóstico de “desnutrição”.

Um estudo recente da Rutgers University mostrou que dos 107 pacientes tratados na Faculdade de Odontologia, 25% estavam em risco de desnutrição.

Os pacientes que tinham  apenas entre 10 e 19 dentes apresentavam maior risco de desnutrição, que vem acompanhada pela perda de peso, assim como pela evidência de demência e depressão, em comparação com pacientes mais bem nutridos.

Envelhecimento e Dieta.

Muitos idosos não têm motivação ou disposição para pesquisar comidas prontas saudáveis ou cozinhar. Eles se alimentam com alimentos congelados ou fast food, sem os nutrientes adequados e saudáveis ​​de que precisam.

Alguns vivem em comunidades onde pode ser cansativo descer à sala de jantar ou onde falta a devida atenção a refeições equilibradas e saudáveis.

Claro, essa questão não se aplica exclusivamente ao envelhecimento. Pode servir de alerta para os profissionais de saúde quando eles observam qualquer paciente com perda dentária anormal ou inexplicada.

Se uma dieta pobre pode causar a perda de dentes, a perda dos dentes também faz com que o paciente tenha dificuldade em consumir nutrição sólida ou líquida.

Além disso, sensibilidade ao frio ou calor, incapacidade de mastigar, dor ao comer ou beber contribuem para a má nutrição. Por isso, há quase uma relação simbiótica entre a nutrição e a dentição.

Como a perda dentária pode ser tanto consequência ou causa de desnutrição, o dentista atento pode aproveitar a oportunidade para orientar o paciente a procurar um nutricionista qualificado, ou, talvez, um médico.

A boa notícia é que, embora a perda de dentes possa ser irreversível, a desnutrição certamente tem como ser resolvida!

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: