fbpx

Fato ou ficção: a boca do meu cão é limpa como a minha?

Certamente você já ouviu alguém dizendo: “A boca do meu cachorro é limpa como a minha”

Mas, isso faz sentido? É fato ou ficção?

Nós amamos nossos cães e os tratamos como família. Compramos presentinhos para eles, deixamos que durmam em nossas camas e permitimos que nos deem beijos rápidos e desleixados em nossas bocas.

Alguns de nós até acreditam que a boca deles é mais limpa do que a nossa enquanto nos lambem!

Provavelmente esse conceito vem do fato de que os cães usam a língua para lamber e curar as feridas, por meio da limpeza dos detritos e da pele morta. Mas… isso não tem nada a ver com uma boca limpa, inclusive porque eles também lambem muitas outras coisas!

De acordo com o site wisegeek.com:

… As pessoas que acreditam que as bocas dos cães são mais limpas do que as dos humanos estão muito enganadas. A maioria dos humanos escova os dentes pelo menos uma ou duas vezes por dia. Bocas humanas raramente entram em contato com bactérias externas. As bocas dos cães, ao contrário, raramente são limpas. Os cães também costumam farejar e comer resíduos cheios de bactérias – incluindo alimentos rançosos e fezes – sempre que tiverem a oportunidade de fazê-lo. Ao contrário da crença popular, as bocas dos cães são muito mais sujas do que as bocas do ser humano comum.

Hmmm – comida rançosa e fezes – eca! =)))

Todos sabemos que eles fazem isso, mas por que lembrar disso agora?

Claro que vamos continuar amando nossos cães mesmo que eles tenham uma boca suja! Para amenizar o mau hálito deles, até podemos escovar seus dentes e fazer a limpeza da língua com a escova da TUNG, sem problema.

O fato é que não podemos ignorar que a boca de um cão nunca será tão limpa como a de um ser humano que faz a higiene oral completa todos os dias, passando fio dental, usando escovas de dentes e interdentais e fazendo a limpeza da língua com a duplinha de escova e gel da TUNG.

A língua é o lugar onde as bactérias adoram viver, prosperar e se multiplicar! Escovar a língua reduz as bactérias produtoras de mau hálito e mantém a boca saudável e limpa. Assim, quando o Totó tentar novamente roubar um beijo, pelo menos sua boca estará em forma, com hálito fresco.

=)))

(Lembre-se: bom humor é tão importante como cuidar da saúde oral.)

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: