fbpx

Livros: um capítulo fundamental na educação infantil.

Os livros são uma forma de ampliar a mente e estabelecer conexões com o conhecimento. Não importa se o livro é físico ou digital, o exercício da leitura estimula os neurônios e alimenta o pensamento com novas ideias.

São um recurso que aumenta a criatividade, enriquece o vocabulário e amplia a expressão verbal, seja escrita ou oral.

A leitura ajuda também a formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica.

Até o momento, não surgiu nada que possa substituir a leitura e seus benefícios na mente humana.

Como diz aquela famosa frase, o fato é: “Os livros mudam as pessoas, as pessoas mudam o mundo”.

Por isso, é tão importante que desde cedo as crianças tenham acesso aos livros e, assim, possam criar o hábito da leitura.

Nesse processo, a influência de pais e educadores é crucial. São eles que vão apresentar os livros aos pequenos e estimular a leitura, que deve ser introduzida de forma natural, sem imposição e respeitando os assuntos favoritos das crianças.

O momento de leitura deve ser prazeroso porque só assim poderá fazer parte do conjunto de boas lembranças afetivas que serão levadas pela vida afora.

Então, como escolher bons livros para os pequenos?

Diante de tantos lançamentos, às vezes fica até difícil fazer a escolha de bons livros. Por isso nossa dica é conversar com os vendedores das livrarias explicando que você busca obras que sejam criativas, tenham qualidade de texto e de ilustração e, principalmente, tragam uma boa história.

É interessante diversificar os temas. Atualmente existem títulos muito interessantes que trazem as lutas contemporâneas e as questões existenciais, assuntos relacionados a gênero e diversidade.

Mas acima de tudo é fundamental respeitar os temas de interesse das crianças e, se possível, levá-las sempre que possível ao ambiente das livrarias, onde é possível ler com elas um trechinho do livro antes de comprar.

Leitura é assim como a higiene oral: deve ser um hábito, deve fazer parte da educação, simplesmente porque todos os benefícios foram exaustivamente comprovados.

Se quiser uma listinha de livros para começar, a Revista Crescer fez uma excelente seleção. Confira AQUI.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: