fbpx

O lúpus e a higiene oral.

Se os olhos são os portais da alma, podemos dizer que a boca é a porta de entrada para o corpo.

Claro, é por onde ingerimos alimentos saudáveis ​​e agradáveis, mas onde o cuidado também se faz necessário para o nosso bem-estar.

Sempre falamos que como escovar nossos dentes e limpar nossas línguas diariamente são passos importantes para o controle de algumas bactérias que são prejudiciais à nossa saúde. E vejam só: recentemente os cientistas descobriram que negligenciar a higiene bucal parece ressaltar os efeitos do lúpus.

O que é lúpus, afinal?

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

“Crônica” significa que os sinais e sintomas da doença geralmente duram mais de seis semanas e, muitas vezes, por muitos anos.

No lúpus, alguma coisa dá errado com o sistema imunológico. É uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói por engano tecidos saudáveis do corpo.

No Brasil, não temos acesso a números exatos, mas as estimativas indicam que cerca de 65.000 pessoas sofrem de lúpus, sendo a maioria mulheres. Nesse cenário, é possível que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

O que isso tem a ver com a higiene bucal?

Os pacientes com lúpus precisam tomar vários medicamentos para controlar os sintomas da doença. A higiene dos dentes e da língua são muito importantes, pois a presença da chamada placa bacteriana ou biofilme oral podem intensificar essa condição negativa.

Cavidades, abscessos orais e acúmulos bacterianos também pioram o efeito do lúpus. Por isso, é altamente recomendado tomar cuidado com cáries e doenças gengivais. Fora isso, o lúpus pode causar dores adicionais associadas às doenças orais, agravando ainda mais o problema.

Portanto, se você ou algum conhecido sofre de lúpus, fique atento às novas descobertas científicas sobre a doença.  Os cuidados com a higiene oral, incluindo visitas regulares ao cirurgião-dentista e periodontista, ajudam a evitar desconforto adicional.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: