fbpx

Dia do Hambúrguer. Adivinha qual o melhor jeito de celebrar?

O hambúrguer certamente é um dos alimentos mais populares do mundo. É o ícone máximo da cultura americana.

Basicamente hambúrguer é um bolo de carne moída redondo que vai dentro de um sanduíche de pão no mesmo formato (tipo um círculo da TUNG!! =).

As variações da massa do hambúrguer são inúmeras. Podem ser de picanha, costela, fraldinha, frango, peru, peixe, soja, vegano e até de ingredientes que imitam proteína, a exemplo do “impossible burguer”.

Feito com uma levedura geneticamente modificada, trigo, soja e proteína de batata, o “impossible burguer” é suculento e tem gosto de carne de verdade, diferente das versões vegetarianas convencionais.

O preparo de um sanduíche de hambúrguer pode incluir os mais variados tipos de ingredientes, que vão desde o queijo, cebola, picles, maionese, ketchup, foi gras e tudo mais que você achar que combina. Nesse sentido, se você gosta de “gourmetizar” os alimentos, o céu é o limite.

A história do hambúrguer.

Apesar de associado aos Estados Unidos, o hambúrguer chegou na América por meio de imigrantes alemães que vieram dos arredores da cidade alemã de Hamburgo – e isso explica o nome.

Se os americanos não o criaram, coube a eles acrescentar o pão à carne, juntando complementos como queijo, molho e salada.

No Brasil o hambúrguer chegou quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob’s no Rio de Janeiro, em 1952.

Uma receita para celebrar.

Dia 28 de maio é o Dia do Hambúrguer. É claro que a data é mais uma desculpa para comer esse lanche, seja em casa, seja em sua hamburgueria favorita. Se quiser fazer em casa e ainda não sabe como, nossa sugestão de preparo vem do site Panelinha, onde todas receitas são testadas e não tem erro.

INGREDIENTES

  • 720 g de fraldinha moída
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Não tempere com sal. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando os hambúrgueres. Coloque sobre a tábua e vá acertando as laterais, empurrando para dentro com as mãos – a ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto.
  2. Com o polegar, faça uma marca bem no meio de cada hambúrguer – quando cozinha, a carne infla e, sem a marca, o hambúrguer pode ficar curvado. Se não for preparar os hambúrgueres na hora, leve para a geladeira – a carne deve estar bem fria na hora de ir para a frigideira.
  3. Leve uma frigideira grande e antiaderente ao fogo médio. Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou prepare em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno – assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.
  4. Tempere generosamente com sal os dois lados do hambúrgueres. Se quiser, tempere também com pimenta-do-reino moída na hora.
  5. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com um fio de azeite e coloque quantos hambúrgueres couberem de uma só vez. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. Sirva a seguir com maionese e os acompanhamentos que você mais gosta.

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: