fbpx

O que a higiene oral tem a ver com o Dia dos Namorados?

Mandar flores, comprar presentes, enviar mensagens de amor no Whatsapp, preparar um jantar especial. Tudo isso faz parte das celebrações do Dia dos Namorados. Afinal, como não demonstrar amor nessa data especial?

No entanto, nem todo mundo fica atento a um detalhe que pode acabar com todo esse romantismo: os cuidados com a higiene oral. 

Para você aproveitar ao máximo os momentos com quem você ama, é importante que a saúde de sua boca esteja em ordem. Por isso, preparamos algumas dicas que podem não ser exatamente românticas, mas são extremamente úteis.

Faça a higiene oral completa.

Sabia que as bactérias que causam as cáries podem ser transmitidas pelo beijo ou algo tão simples como compartilhar um garfo com crianças pequenas e que ainda não tem a sua flora oral totalmente formada? Por isso, crie uma rotina de higiene oral diária. Escovar os dentes, passar o fio dental, usar escovas interdentais e fazer a limpeza da língua são maneiras altamente eficientes de desorganizar as colônias de bactérias que vivem na boca e, assim, evitar as cáries, doenças gengivais e também a halitose.

Cuidado com o mau hálito.

Geralmente os portadores de halitose não percebem o próprio mau hálito devido à fadiga olfatória. É como acontece com o perfume: a pessoa se acostuma com o cheiro e não o percebe mais. Algumas vezes, dentro de um relacionamento, existe a dificuldade de um parceiro avisar o outro. Um detalhe importante e que deve sempre ser lembrando é que a língua das pessoas não é sempre igual. Alguns tem uma língua com poucas fissuras e reentrâncias e outras tem esses detalhes anatômicos mais pronunciados. Estas pessoas têm uma tendência a maior acúmulo da chamada saburra lingual e, consequentemente, uma maior propensão ao mau hálito. Por isso é tão importante manter regularmente as visitas ao cirurgião-dentista, o profissional que poderá diagnosticar a halitose e indicar tratamento. 

Compartilhe a vida, mas não a escova de dentes.

Para muitos casais, um grande passo no relacionamento é juntar as escovas. Nesse momento tão esperado, apenas certifique-se de que cada um tenha a sua própria escova (uma dica é usar escovas coloridas para não fazer confusão), porque dividir escovas de dentes não é muito higiênico e também pode significar compartilhar germes. O mesmo vale para a escova TUNG usada para limpeza da língua. Um detalhe importante é manter as escovas do casal afastadas (só as escovas!!), já que a contaminação pode acontecer pelo contato das cerdas. Isso vale principalmente se um dos membros do casal estiver gripado ou com uma dor de garganta de origem bacteriana, ou seja, cuidado com as doenças infecto contagiosas orais, pois as mesmas podem ser transmitidas pelas escovas dentais. 

Fumar não é sexy.

Fumar faz mal para a respiração e mancha os dentes – sem contar os terríveis danos para a saúde geral. Fumar afeta o seu cheiro e o sabor do beijo. As pessoas que usam tabaco têm duas vezes mais probabilidade de ter doenças nas gengivas do que alguém que não fuma. Os fumantes também correm mais risco de câncer bucal. Dê um presente a si mesmo neste Dia dos Namorados: dê um fora no cigarro.

Nunca esqueça do cirurgião-dentista!

As visitas regulares ao seu cirurgião-dentista podem ajudar a manter a boca saudável durante todo o ano. Seu dentista pode também trazer dicas e ideias de tratamentos que deixam seu sorriso mais bonito. 

Com todos esses cuidados, o beijo do Dia dos Namorados (e dos outros dias também) fica mais gostoso e sem neuras. Concorda?

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: