fbpx

Pré-natal odontológico. O impacto da saúde oral na vida da gestante e do bebê.

A gestação é um momento mágico no corpo da mulher. É quando o organismo inteiro se prepara para o desenvolvimento do bebê e acontece uma grande variação hormonal.

O resultado disso é uma série de importantes alterações físicas que, inclusive, estão relacionadas à cavidade oral, como por exemplo, a facilidade de desenvolvimento de gengivite, a hipossalivação e os enjoos matinais que, conforme a frequência e intensidade, podem favorecer a acidez oral e a desmineralização dos dentes.

Como a saúde do bebê na vida intra-uterina está ligada diretamente à saúde da mãe, é recomendado que a atenção com a saúde oral da futura mamãe seja redobrada. Até porque descuidos com infecções e inflamações na gestante podem ser uma das causas de parto prematuro. 

Todos sabemos que a boca é a porta de entrada para muitas doenças. Por isso, é indicado que as gestantes façam um pré-natal odontológico e sejam orientadas por um cirurgião-dentista, ainda mais em casos de doenças periodontais.

Para as gestantes portadoras de diabetes melito ou gestacional, são necessários cuidados especiais, já que elas são mais propensas a terem doença periodontal do que as outras mulheres. 

Para quem está planejando ter um bebê, o ideal é fazer um check-up odontológico antes mesmo de engravidar,  além da profilaxia dentária para remover a placa bacteriana e possíveis cálculos dos dentes (popularmente chamados de tártaro). 

Assim como o pré-natal odontológico, outro ponto essencial é observar a qualidade da higiene oral durante a gravidez, lembrando que a limpeza da língua deve fazer parte dos cuidados diários da gestante junto à escovação dos dentes e utilização das escovas interdentais.

No último trimestre da gravidez, recomenda-se que a futura mamãe consulte um odontopediatra para começar os cuidados odontológicos preventivos para o bebê que vai nascer. 

Quando falamos em cuidados com a saúde, não estamos falando em criar neuras ou se preocupar demais. É justamente o contrário: com o acompanhamento de um obstetra e um cirurgião-dentista, antes e durante a gravidez, a gestante só terá mais motivos para ficar segura e tranquila.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: