fbpx

Qualidade de vida e saúde oral.

Uma dor de dente pode acabar com as férias. Uma afta pode arruinar um jantar. Uma gengivite pode comprometer os dentes. O mau hálito pode virar um problema social.

Já parou para pensar sobre o impacto que a saúde oral tem em nossas vidas? 

É claro que quando está tudo bem geralmente não pensamos sobre o valor de um sorriso bonito, como é legal mastigar os alimentos com perfeição, sem risco de uma restauração soltar e sem dor, ou ainda como é bom beijar alguém de forma confiante e segura, sem o fantasma do mau hálito.

A boca é uma das poucas partes do corpo que usamos o tempo todo e empregamos em uma série de coisas, como comer, falar e sorrir.

A saúde oral está ligada à aparência, ao conforto e à alimentação. É um fator que influencia a autoconfiança, a vida social e as relações amorosas.

Ou seja, por tudo isso, quando alguma coisa não vai bem na boca a nossa qualidade de vida é imediatamente afetada. É quando corremos para o cirurgião-dentista em busca de uma solução, porém, tenha em mente que a prevenção é sempre o melhor caminho. Não devemos deixar as consultas apenas para os momentos que surgem os problemas.

Mesmo com tanta informação e recursos de odontologia disponíveis, as doenças das gengivas continuam sendo um importante problema de saúde no mundo todo, especialmente porque os cuidados com a higiene oral nem sempre são os mais adequados. 

A prevenção muitas vezes é precária ou deixada de lado, porque, como falamos acima, quando as coisas estão bem as pessoas esquecem do valor dos cuidados e prevenção das doenças. 

Por conta disso é tão importante a criação do hábito da higiene oral. Tudo fica mais fácil quando se cria uma rotina de escovação dos dentes e limpeza da língua. Algo que pode ser executado diariamente sem esforço, quase sem pensar, assim como abrir e-mails, ver TV ou olhar as mensagens de Whatsapp. 

O que são dez minutinhos por dia dedicados para cuidar da boca? O que são dez segundos para limpar a língua? O que é uma consulta a cada seis meses no seu cirurgião-dentista? 

Mesmo sendo pouco, é um tempo precioso! É o tempo necessário para você cuidar daquilo que mais importa: a sua saúde e qualidade de vida. Pense nisso! 

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: