fbpx

O que sua língua fala sobre sua saúde.

Sabia que, mesmo sem dizer uma palavra, sua língua consegue contar muitas coisas sobre o estado de sua saúde? Nesse sentido, o espelho e a limpeza diária da língua são grandes aliados, porque permitem observar eventuais mudanças de cor, textura e padrões.

Acordou com a língua branca. E agora?

Uma língua esbranquiçada é geralmente o resultado do crescimento das papilas, enquanto os pequenos inchaços encontrados na superfície são um acúmulo de restos de comida ou bactérias. Isso acontece muito em casos de boca seca ou falta de higiene oral. Saiba mais sobre língua branca AQUI

Agora, se você observou manchas brancas, fique atento: elas podem estar ligadas a algum tipo de “candidíase”, uma infecção causada pelo fungo Candida Albicans. Isso acontece com mais freqüência em recém-nascidos, mulheres grávidas, idosos, pessoas com boca seca, usuários de dentaduras, usuários de antibióticos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido por causa de certas condições de saúde, como o diabetes. Geralmente pode ser tratado facilmente com medicamentos antifúngicos, sob orientação do cirurgião-dentista.

Tonalidade preta ou marrom. O que é isso? 

A língua com descoloração escura e aspecto peludo preto, geralmente é o resultado de um crescimento excessivo das “papilas”. Conhecida como “língua negra pilosa”, chamada popularmente de “língua peluda”, os sintomas dessa doença podem incluir “náusea, halitose, distúrbio degustativo e, obviamente, uma aparência pouco atraente da língua”. Segundo os médicos, apesar da aparência desagradável, essa patologia pode ser revertida com o tratamento adequado. Eles garantem que não há sequelas. Nesse caso, é indicado aumentar a hidratação e a salivação, assim como escovar a língua com uma escova como TUNG, usando retinóides tópicos ou ácido salicílico.  Mas consulte sempre um especialista e nunca se automedique. 

O que significam tons vermelhos e irregulares com borda branca?

Uma língua manchada em tons vermelhos e formas irregulares geralmente é uma condição inofensiva e comum conhecida como “língua geográfica” . Essas áreas podem ficar doloridas e irritadas em contato com alimentos condimentados. A causa da língua geográfica não é conhecida. 

Surgiu um padrão que lembra uma renda branca?

Um padrão como esse sobre a sua língua ou nas bochechas internas pode ser um sinal de que o sistema imunológico está lutando contra as células da boca. Essa condição pode também apresentar manchas vermelhas doloridas.

O que significa uma língua amarela?

Uma língua com coloração amarelada pode indicar refluxo ácido, infecção ou um estágio inicial de “língua peluda”.

Tons pálidos e suaves. Isso é normal? 

Uma língua pálida pode indicar baixos níveis de ferro ou anemia. Fique atento e converse sobre sua suspeita com seu médico.

O que pode ser uma língua inchada e esburacada? 

Uma língua inchada e com aspecto esburacado (a cor e os inchaços lembram um morango) pode ser uma indicação de infecções na garganta, alergias a alimentos ou medicamentos ou ainda uma doença dos vasos sanguíneos chamada doença de Kawasaki.

As alterações na língua são preocupantes?

As condições mais comuns da língua são inofensivas e desaparecem por conta própria ou com algumas medidas simples, como boa higiene oral com a dupla de escova e gel da TUNG, dieta, hidratação e mudanças no estilo de vida. Mesmo assim é bom ficar atento, porque alguns sinais e sintomas da língua podem indicar problemas mais sérios, incluindo câncer na boca, infecções ou distúrbios sistêmicos. 

Se após uma ou duas semanas você achar que sua língua está com um tom estranho, anormal ou dolorida, é recomendado consultar um cirurgião-dentista ou um médico de sua confiança. Ninguém melhor que um profissional para diagnosticar e tratar o problema.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: