fbpx

Saiba o que um ortodontista pode fazer por você.

Existem várias especializações importantes dentro da Odontologia. Uma delas é a Ortodontia, que atua na prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão. 

É a disciplina que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

O tratamento ortodôntico geralmente é recomendado após o diagnóstico de um cirurgião-dentista ou ortodontista com base em exames clínicos para verificar como os dentes estão posicionados e como ocorre a articulação entre os arcos dentais (como você fecha a boca), moldes e modelos de gesso, fotografias, radiografias e outros exames auxiliares.

Um especialista é sempre bem-vindo.

Para ser Ortodontista, é preciso cursar Odontologia e em seguida fazer uma especialização em Ortodontia. Para atender demandas específicas de cada paciente, de acordo com idade e perfil, a área se subdivide em três grandes segmentos da Ortodontia:

  1. Preventiva. Como o nome diz, a Ortodontia preventiva realiza procedimentos que evitam problemas no futuro, evitando a necessidade de uso de aparelho fixo, extração de dentes permanentes e, até mesmo, de cirurgias ortognáticas, feitas para corrigir o posicionamento dos maxilares. Tem uma função educativa também.
  2. Interceptiva. O tratamento acontece quando existe um problema de oclusão instalado e que pode comprometer mais severamente a funcionalidade e a estética oral e facial no futuro.
  3. Corretiva. A ortodontia corretiva ou tradicional é a mais conhecida e é feita quando é necessário corrigir problemas de oclusão e alinhamento na dentição, geralmente com uso de aparelhos ortodônticos móveis ou fixos a fim de melhorar a saúde oral e a estética facial.

Como escolher um bom Ortodontista?

O caminho mais natural para a escolha de um bom Ortodontista é seguir a indicação do seu cirurgião-dentista de confiança. Agora, isso não impede que você pergunte recomendações de amigos e familiares. 

É fundamental que o profissional seja registrado no CRO (Conselho Regional de Odontologia) do Estado. Você pode consultar essa informação AQUI. Lembramos que cirurgiões-dentistas que não são especialistas podem legalmente executar tratamentos ortodônticos, mas você tem o direito de saber detalhes sobre a formação do profissional. 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: