fbpx

A importância das Soft Skills no seu currículo e na sua vida. 

Agora é assim: todos recrutadores adoram falar em hard e soft skills. Mas afinal, o que significam essas expressões? 

De maneira simplificada podemos dizer que hard skills são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Ou seja, são competências técnicas. Podem ser uma graduação, uma especialização, um certificado. Por outro lado, soft skills são habilidades comportamentais e que estão ligadas ao seu jeito de interagir com outras pessoas. 

Algumas soft skills importantes são a atitude, a comunicação, a resolução de conflitos, o pensamento criativo, o pensamento crítico, a empatia, a flexibilidade, a resiliência, a ética, a paciência, o trabalho em equipe, a gestão do tempo, entre outras. 

Na verdade, são características da personalidade que influenciam o ambiente corporativo e a produtividade do time.

Tanto as hard e soft skills são analisadas atualmente pelo gestores e pessoal de RH na contratação de profissionais. Afinal do que serve um gênio num ambiente de trabalho se ele não consegue compartilhar conhecimentos com a equipe? Ou por que contratar um técnico altamente especializado se ele não consegue ter flexibilidade para novos aprendizados? 

Ao contrário das hard skills, as soft skills são competências mais difíceis de se definir e de medir, por conta da subjetividade e porque nem sempre são identificadas à primeira vista. 

Atualmente, alguns modelos de currículos inclusive sugerem a menção de hard e soft skills. 

Agora, não adianta mentir sobre habilidades que você não tem apenas para impressionar. Simplesmente porque em algum momento isso será descoberto e, no fim das contas, a ética é uma das soft skill que mais importa.

Em certo aspecto, isso lembra a questão do mau hálito. Não dá para enganar as pessoas por muito tempo com balinhas de menta. Em algum momento o problema será descoberto. Por isso, o melhor é ser honesto consigo mesmo e ir atrás de tratamento.

Com as soft skills é parecido: ao perceber onde você pode melhorar, busque orientação e desenvolva as habilidades que julga necessárias para ser um profissional mais completo.

Você vai ver que a vontade de desenvolver novas atitudes e capacidades emocionais fazem toda a diferença na carreira e na vida. 

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: