fbpx

8 pequenas atitudes que melhoram nossa vida e o mundo

Acredite, pequenos gestos podem ter um impacto positivo na sua vida e no planeta também. Fizemos uma listinha para você refletir e quem sabe começar uma grande mudança agora mesmo.

  1. Coma menos carne

Diversos estudos científicos relacionam o consumo de carne vermelha com uma série de impactos ambientais. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para cada quilo de carne de boi são necessários 17.100 litros de água. A campanha ”Segunda Sem Carne” é praticada em diversos países e, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, sua repercussão no Brasil já poupou cerca de 2 mil toneladas de carne por ano somente no estado de São Paulo. Os adeptos da campanha não são necessariamente vegetarianos ou veganos, mas pessoas que buscam uma maneira mais consciente de consumir os alimentos.

  1. Consumo consciente

Já são mais de 7 bilhões de pessoas que habitam nosso planeta. Para 2050, a estimativa é chegar em 9,7 bilhões de habitantes. Por isso, uma das grandes questões mundiais é: como lidar com as consequências do consumo excessivo, já que a população atual utiliza 60% de recursos naturais a mais do que a Terra consegue regenerar? Por isso, é hora de repensar nossa forma de viver. Será que precisamos de tantas roupas e sapatos? É preciso comprar tantos brinquedos para os filhos? Precisamos consumir tantos alimentos? Como podemos reduzir a produção de lixo, a começar em nossas casas? Viver com menos pode significar viver melhor nos próximos anos. 

  1. Feche a torneira durante a higiene oral

Sempre que escovar os dentes ou fazer a limpeza da língua por alguns minutos com a água escoando, lembre-se: você pode estar gastando em média 12 litros de água. Se você fechar a torneira, usar a água apenas para molhar e enxaguar a escova e reservar uma pequena quantidade para bochechar em um copo, será gasto apenas meio litro. 

  1. Evite pessoas tóxicas

Proteja-se das pessoas tóxicas. Nem sempre você poderá evitá-las, mas nesse caso acostume-se a viver com elas de forma cautelosa, sem compartilhar segredos ou aspectos importantes de sua vida. Não deixe que elas acabem com sua alegria. 

  1. Diga sempre por favor e agradeça

Mais do que uma questão de educação, dizer por favor e muito obrigado é uma forma de mostrar empatia e delicadeza com os outros. Quando fazemos isso de forma consciente (não no “piloto automático”), criamos internamente um sentimento de respeito pelos outros e parâmetros de como merecemos ser tratados

  1. Coloque-se no lugar dos outros

A empatia é a capacidade de nos colocar na posição de outras pessoas. É ela que possibilita um convívio social agradável e sem julgamentos. Tratar os outros da mesma forma que gostaríamos de ser tratados é o princípio básico da convivência civilizada e saudável. Além de criar um impacto positivo na sociedade, a empatia nos conecta com mais profundidade com as outras pessoas.

  1. Pratique a meditação plena

Já são amplamente conhecidos os benefícios da meditação. A prática da atenção plena estimula as pessoas a esvaziar a mente e não pensar em nada além do momento presente. Ao prestar mais atenção no que está acontecendo no momento presente (corpo, mente e entorno), você capta qualquer pensamento que entra ou sai da mente, o que ajuda na compreensão de si e das próprias emoções. 

  1. Prepare-se para uma velhice saudável

Planejar a velhice nos mais diversos aspectos da vida é o melhor caminho para conquistar uma longevidade mais confortável e feliz, seja em aspectos emocionais, financeiros, físicos, entre outros. Quando você se cuida e se organiza para o envelhecimento, você não ajuda apenas a si mesmo, mas também todas as pessoas que estão em sua volta.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: