fbpx

Cuidados com a saúde oral na terceira idade. 

Antigamente quando as pessoas envelheciam, a maioria perdia os dentes por um motivo muito simples: cuidar da saúde oral ao longo da vida não era um hábito comum e por isso, quando surgiam os problemas, a solução mais recorrente era a extração dos dentes e o uso de próteses dentárias. 

Nos últimos anos, com o surgimento de novas políticas públicas de saúde e uma população mais bem informada, houve uma significativa melhora na manutenção e diminuição das perdas dentárias na terceira idade.

Hoje em dia, é comum os cuidados com a saúde oral começarem no berço, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos, e se estenderem por todas as fases da vida, com acompanhamento profissional constante. 

Fora isso, a qualificação do profissional de Odontologia nas áreas de Gerontologia e Geriatria cresceu nas últimas décadas, o que também contribuiu para a melhora da qualidade de vida da saúde oral do idoso. 

Dá para imaginar tantos cuidados e foco na prevenção há 100 anos atrás?

No entanto, com o avanço da idade, alguns problemas de saúde oral ainda são comuns, como a ocorrência de doença periodontal (que afeta gengiva e ossos que suportam os dentes), as cáries, a halitose, a xerostomia (boca seca) e as  lesões bucais em pessoas que utilizam próteses, devido à má adaptação.

Segundo Ana Beatriz Paes, assessora técnica em saúde bucal da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde,  “A escovação diária após cada refeição principal e também antes de dormir é fundamental para um sorriso saudável. Deve-se escovar os dentes com escova de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. Além disso, a higiene deve ser complementada com o uso do fio dental entre todos os dentes. Escovar a língua também é muito importante, para evitar o acúmulo alimentar e bactérias que provocam o mau hálito.”

Para quem usa próteses, a orientação é que a limpeza da peça seja feita fora da boca com escova específica para próteses, usando água, sabão neutro e pasta específica.

Então, já pensou como você quer envelhecer? 

Algumas atitudes simples, como bons hábitos de higiene oral e visitas regulares ao cirurgião-dentista, trazem um impacto enorme na qualidade de vida das pessoas. E, claro, contribuem para alcançar a longevidade com todos os dentes e gengivas saudáveis. 

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: