fbpx

Mitos e fatos sobre a halitose.

Apesar de vivermos em uma época de fácil acesso a informações, ainda existe muito desconhecimento sobre determinados assuntos. A halitose é um deles, por exemplo. Para enfrentar o mau hálito e também ajudar outras pessoas próximas a você, confira alguns mitos e verdades sobre o tema. 

Beber água afasta a chance do mau hálito.

FATO. A boca úmida e com bastante saliva ajuda a remover resíduos alimentares, evitando assim a formação de placa bacteriana na língua.

Tudo bem fazer a limpeza da língua com uma escova dental.

MITO. As melhores escovas dentais são desenvolvidas para respeitar a delicada anatomia das gengivas – por isso costumam ser extremamente suaves e macias. Diferentemente das gengivas, a língua é um órgão áspero e cheio de sulcos que prescinde de uma escova com outras características e design

Pessoas idosas têm mais chance de sofrer de mau hálito.

FATO. Geralmente o mau hálito em idosos acontece por conta do alto consumo de medicamentos, atribuídos às doenças crônicas que aumentam com o avanço da idade. São medicações que prejudicam a salivação e podem causar saburra lingual e boca seca, algumas causas comuns da halitose.

A escovação dos dentes e o uso de fio dental bastam para evitar halitose.

MITO. Somente a escovação completa, que inclui a limpeza da língua, é eficiente no combate ao mau-hálito que tem origem na boca. 

Dietas de emagrecimento desenvolvem o mau hálito.

DEPENDE. Quando ocorre hipoglicemia (falta de açúcar no organismo), a quebra metabólica de proteínas e gorduras PODE eventualmente causar mau hálito. O mesmo vale para o jejum prolongado.

A origem do mau hálito está associada a cáries.

MITO. São diversas as causas para o mau hálito e, na maioria das vezes, a presença da cárie não se manifesta com alteração do hálito. Acredite, existem cáries silenciosas e sem cheiro.

Quem sofre de mau-hálito não consegue identificar o problema sozinho.

FATO. Quando o seu nariz fica exposto por muito tempo a um cheiro, você simplesmente se acostuma e deixa de percebê-lo por conta da “fadiga olfativa”. A melhor maneira para saber se você tem mau hálito é perguntar para alguém próximo ou consultar o seu dentista.

Enxaguante bucal é o melhor remédio para prevenir e curar o mau hálito.

MITO. O enxaguante funciona apenas como complemento da limpeza dos dentes e da língua. Para evitar e tratar a halitose, é necessária a higienização diária completa da boca com uma escova macia (as escovas da Curaprox são excelentes!), fio dental, escovas interdentais e a duplinha TUNG Brush & Gel. 

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: