fbpx

O poder da empatia durante uma pandemia.

Mais do que nunca, a solidariedade e a generosidade podem fazer diferença no mundo, com empresas e pessoas mostrando seu lado mais humano para minimizar o sofrimento atual. 

Então, você deve estar se perguntando, como ajudar os outros se precisamos manter distância social e ficar em casa?

Existem várias maneiras de praticar a solidariedade, mesmo sem contato pessoal. E tudo começa com a empatia. 

A empatia é nossa capacidade de nos colocar no lugar dos outros. Quando conseguimos imaginar uma situação que não nos afeta diretamente e isso toca nosso coração.

Muitas vezes podemos ajudar outras pessoas, nem que seja com boas palavras.

Pergunte aos seus vizinhos idosos se eles precisam de ajuda.

Por serem as pessoas mais vulneráveis diante do coronavírus, é recomendado que os idosos fiquem em casa e não saiam nem para fazer compras essenciais, por causa do risco de serem contaminados. Uma coisa bacana que podemos fazer é perguntar a eles – por interfone ou telefone ou pela janela – se faltam medicamentos ou alimentos. Você pode ajudá-los com compras online ou, quando sair, trazer o que eles precisam. Oriente eles sobre os riscos e sobre os cuidados que precisam tomar.

Proteja as pessoas que cuidam da sua empresa ou da sua casa. 

Com a questão da quarentena, milhões de pessoas não poderão trabalhar normalmente. Nem todo mundo pode ou consegue fazer home office. Para ajudar as pessoas é importante manter os pagamentos sem descontar de férias. Isso vale para quem não tem vínculo empregatício, como diaristas por exemplo. Já pensou que elas não terão outra fonte de renda durante algum tempo e que isso também vai afetar a economia do país?  

Seja gentil e generoso com as pessoas que fazem entregas.

Mais do que nunca, dependemos das pessoas que fazem compras por nós e arriscam a própria saúde para entregar comida e outros produtos em nossa porta. São verdadeiros heróis. Por isso, é importante não economizarmos nas gorjetas. Se eles estão fazendo isso é porque realmente precisam de dinheiro e nada mais justo do que recompensá-los. Sempre que puder, seja generoso e mostre sua gratidão (e paciência) para esses profissionais.

Pergunte aos amigos próximos e distantes se eles estão bem.

Dar um oi para amigos e conhecidos nesse momento é uma forma de estar próximo e mostrar carinho. Pode ser por meio das redes sociais, telefone ou mensagens (nesse caso, não economize em emojis fofos com coração). Sempre que possível, fale de coisas boas e agradáveis para promover bons sentimentos. Você pode indicar inclusive atividades online que ajudam a aproveitar o tempo durante a quarentena.

Não repasse fake news.

Antes de compartilhar qualquer informação, certifique-se que a fonte é idônea e a notícia não é falsa. Como fazer isso? Simples. Entre no Google, digite a notícia e veja se saiu nos jornais mais confiáveis do seu país ou do mundo. Existem muitos veículos duvidosos que existem apenas para disseminar mentiras. Não caia nessa. Seja responsável por qualquer notícia que você compartilha =)

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: