fbpx

A importância da literatura infantil.

Os livros são um dos instrumentos mais poderosos na educação das crianças. São eles que abrem a mente para novas ideias, estimulam a imaginação, incrementam o vocabulário, trazem novos conhecimentos, ensinam a pensar e preparam os pequenos cidadãos para a vida adulta. 

É indiscutível que, mesmo diante das novas tecnologias, os livros mantém sua importância como nos tempos antigos.

Pessoas que lêem estão mais preparadas para defender suas ideias com argumentos sólidos.

Alguns grande gênios contemporâneos como Bill Gates, Elon Musk e Warren Buffett, por exemplo, são conhecidos não apenas pelo sucesso em seus empreendimentos, mas também por serem leitores vorazes desde a infância.

Os livros infantis são tão importantes que existem duas datas para celebrá-los: uma global e outra nacional.

Em 02 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem ao dia de nascimento de Hans Christian Andersen.

Da mesma forma, em 18 de abril é celebrado o Dia Nacional do Livro, que acontece na data de nascimento de Monteiro Lobato.

Apesar de terem diferentes datas no calendário, as duas celebrações têm o mesmo objetivo: incentivar e conscientizar o mundo sobre a importância da leitura desde a infância, a fim de formar novos leitores.

O hábito da leitura é como qualquer outro: precisa ser adquirido. Ninguém nasce leitor, assim como ninguém cuida espontaneamente da higiene oral nos primeiros anos de vida.

Por isso, cabe aos pais e responsáveis incentivar e promover o hábito da leitura dos pequenos, apresentando autores que fazem parte desse universo.

Os livros para crianças são uma forma de aprendizado, não somente de conhecimentos, mas também de valores morais e éticos.

Se você não sabe por onde começar a iniciação da leitura dos pequenos, temos uma dica: crie o hábito de leitura em família todas as noites antes de dormir. Boas histórias viciam e as crianças costumam pedir mais e mais.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: