fbpx

Assistência odontológica durante a pandemia. Afinal, o que é uma emergência?

Durante a pandemia, as pessoas estão assistindo mais TV, maratonando na Netflix e possivelmente comendo mais pipoca. Agora, o que fazer se a pipoca quebrar um dente? 

Certamente, o drama será grande, até porque neste momento nem todos cirurgiões-dentistas estão disponíveis e muitos só aceitam pacientes em caráter de emergência. 

Aí vem a pergunta: o que é uma emergência em saúde oral?

O site da ADA (American Dental Association) traz exemplos de tratamentos de atendimento odontológico urgentes, que devem ser tratados da maneira minimamente invasiva, incluindo:

  • Dor dentária intensa por inflamação pulpar.
  • Pericoronite ou dor no terceiro molar.
  • Osteíte pós-operatória cirúrgica ou troca de curativos da cavidade oral.
  • Abscesso ou infecção bacteriana localizada, resultando em dor e inchaço localizados.
  • Fratura de dente resultando em dor ou causando trauma nos tecidos moles.
  • Trauma dental com luxação.
  • Cimentação de tratamento dentário se a restauração temporária for perdida, quebrada ou causar irritação gengival.

Outros cuidados dentários de urgência incluem cárie extensa ou restaurações defeituosas que causam dor; remoção de suturas; ajustes da prótese total (dentaduras) em pacientes com radiação/oncologia; ajustes ou reparos da dentadura quando a função é impedida (alimentação, deglutição, estética); substituição e preenchimento temporário nas aberturas de acesso em pacientes com dor (início do tratamento de canal/endodontia); ajustes de aparelhos ortodônticos que machucam a mucosa oral.

Algumas urgências odontológicas são imprevisíveis e estão relacionadas a traumas que podem ter ocorrido anos atrás. Pode ser um tecido necrosado dentro dos dentes (tecido pulpar), o que causa infecção secundária e requer um tratamento endodôntico (canal radicular), ou ainda algum trauma facial ou ossos faciais fraturados (quebrados), e que poderiam até causar problemas de cicatrização ou interrupção das vias aéreas. Essas são urgências dentárias bem definidas.

Em qualquer situação, cabe sempre o bom senso para avaliar e, de preferência, com a ajuda do cirurgião-dentista, seja por telefone, seja por e-mail.

Com ou sem situação de urgência, lembre-se de manter a sua rotina de higiene oral completa. Escove os dentes, use fio dental e escovas interdentais para acessar os espaços difíceis, faça a limpeza da língua com a duplinha TUNG e use Gengigel para os cuidados com a gengiva.

 

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: